O campo da orientação educacional
Para lidar e compreender o aluno, a escola, a sociedade, temos que trabalhar com as diferentes relações entre a Instituição e a sociedade. A Escola envolve, questões internas, tais como: pedagógicas, administrativas e também questões externas: contexto social, político e econômico. Dentro da questão externa é que encontramos toda gama de Instituições da nossa sociedade, onde podemos destacar três grandes campos: o primeiro é a própria sociedade, com as questões culturais, sociais, políticas, com seus recursos econômicos e tudo mais que existe dentro de uma sociedade. O segundo é a Educação, propriamente dita, enquanto Instituição dessa sociedade que recebe dela o fluxo de sua agilização, mas que também nela interfere, este campo esta responsável pela política educacional, pelos valores que são implantados, pela formação dos professores entre outras. O terceiro diz respeito a Escola que enquanto organização social, têm uma estrutura própria, onde se encontra as relações de poder, às relações pedagógicas, a estrutura e funcionamento da escola. Cada Escola tem em si uma realidade própria, mesmo que haja rótulos externos, tais como,_ Escola Pública, Estadual, Municipal, Federal e Escola Particular.
A Orientação Educacional atualmente tem um papel na escola de mediação, onde se propõe a analisar, discutir, refletir com e para todos que atuam na escola em especial aos alunos.
A escola deve estar comprometida com a formação do aluno em termos de cidadania, com os mecanismos que se impõem nas relações sociais, a orientação vai em busca desse comprometimento, construindo coletivamente este projeto, nas mais variadas situações que ela se defrontar.
É importante ressaltar dois campos teóricos com quais temos que estar envolvidos: as Representações Sociais e a Pós-modernidade. Para Jodelet