O caminho percorrido pelo serviço social no brasil
NARA KÊNIA COELHO VIEIRA
o caminho percorrido pelo serviço social no brasil
Rio Verde
2011
NARA KÊNIA COELHO VIEIRA
o caminho percorrido pelo serviço social no brasil
Trabalho apresentado a disciplina Interdisciplinar da Universidade Norte do Paraná - UNOPAR
Prof. Adarly Rosana Goes, Sergio de Goes Barboza, Lisneia Rampazzo, Márcia Bastos
Rio Verde
2011
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 9
REFERÊNCIAS 10
INTRODUÇÃO
O presente artigo provê uma resenha crítica do texto “A trajetória do Serviço Social no Brasil – Capítulo II”, extraído do livro “Legitimidade Popular e Poder Público’, Cortez, São Paulo, 1988, de Raquel Raichelis, doutora em Serviço Social, professora nos cursos de graduação e pós-graduação em Serviço Social na PUC-SP; pesquisadora e consultora na área de políticas sociais e gestão pública; e autora de diversas publicações, entre estas, Esfera pública e conselhos de assistência social – caminhos da construção democrática (Cortez, 1998). Vice-reitora acadêmica da PUC-SP na gestão 2000-2004, e pesquisadora do Instituto de Estudos Especiais (IEE) da mesma universidade.
Neste capítulo, a autora relata a análise da trajetória que o serviço social desenvolve historicamente como profissão no Brasil, no sentido de reconstruir os compromissos, tendências e vínculos estabelecidos com as classes sociais que explicam as marcas e desafios que a profissão enfrenta atualmente.
Recua na história do serviço social para explicar o sentido das ações profissionais que marcam a profissão na sua etapa contemporânea, carregando no seu interior contradições e antagonismos que se explicitam na análise de sua trajetória histórica de prática com as classes sociais.
DESENVOLVIMENTO
Segundo a autora, apesar das origens do Serviço Social estarem atreladas a mobilização do movimento leigo realizado pela Igreja Católica, o seu reconhecimento enquanto profissão