O Caminho da Prosperidade
O caminho da PROSPERIDADE
A força transformadora do pensamento como fonte de todo sucesso, de toda felicidade e de toda realização
Tradução de Henrique Amat Rêgo Monteiro
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
A filosofia de James Allen fundamenta-se em um amplo espectro de compreensão espiritual e sua popularidade tem muito que ver com a evolução do dogmatismo cristão, que começou a ser desconsiderado com a volta de determinados setores do cristianismo a suas origens de conhecimento piedoso.
Allen revela as verdades superiores na exploração de um Novo Pensamento que se inspira essencialmente na compreensão dos atributos humanos de bondade inata e de um reflexo do divino.
Esse retorno às verdades mais profundas do cristianismo foi, nas palavras do pioneiro psicólogo e filósofo americano William James (1842-1910), "a maior revolução do século XIX". Uma das expressões desse retorno à verdade superior foi o desejo de reconciliar ciência e religião que se seguiu à publicação de A origem das espécies, do naturalista britânico Charles Darwin (1809-1882).O próprio Charles Darwin sugerira uma mudança em relação ao pensamento até então vigente em sua obra A descendência do homem e seleção em relação ao sexo. Nesse livro, Darwin escreve: "O estágio mais elevado possível na cultura moral é quando reconhecemos que devemos controlar nossos pensamentos [...]".
A obra de Allen combina os profundos ideais cristãos com a verdade budista que precedeu o cristianismo e o islamismo: "Tudo o que somos é o resultado de nossos pensamentos". A citação bíblica de Allen é: "O homem que pensa por si mesmo, assim é".
Allen insiste no poder do indivíduo para formar e reformar seu próprio caráter e criar sua própria felicidade. Ele escreve:
O pensamento e o caráter são uma coisa só e como o caráter só pode se manifestar e se descobrir por meio do ambiente e das circunstâncias, as condições exteriores da vida de uma pessoa sempre estarão em uma relação