O calcúlo diferencial e integração e ensino médio
BUSSE, Ronaldo da Silva; Soares, Flavia dos Santos. O Cálculo Diferencial e Integração e o Ensino Medio.USS-2006.
O autor Ronaldo da Silva Busse doutor em matemática pela Universidade Federal do Rio de
Janeiro (UFRJ), sendo atualmente professor adjunto da (UFRJ). A autora Flavia dos Santos Soares é doutora em Educação pela (PUC) Rio de Janeiro, professora Adjunto I da Universidade Federal
Fluminense e integra a equipe do Laboratório de Educação Matemática (LABEM/FEUFF).
O artigo apresenta uma estrutura de três capítulos, no qual Soares e Busse (2006) apresentam algumas considerações no que diz respeito a implantação estudos de cálculo diferencial e integral na aprendizagem da matemática no ensino médio.
Nas primeiras considerações, os autores ressaltam os problemas enfrentados pelos alunos quanto ao aprendizado na matemática, do ensino fundamental ao médio. A escolha do tema foi acerca da necessidade de se esclarecer dúvidas pertinentes de como efetivamente a matemática é adquirida pelo aluno e os problemas relevantes relacionados à disciplina.
De acordo com (BUSSE, SOARES, 2006, p. 1):
Considerando a disciplina de Matemática, resultados de avaliações institucionais como o
SAEB (Sistema Nacional de Avaliação Escolar da Educação Básica) e o ENEM (Exame
Nacional do Ensino Médio), promovidos pelo Governo Federal, revelam que muitos alunos terminam o Ensino Médio com dificuldades em conceitos e procedimentos fundamentais, tais como operar com números reais, interpretar gráficos e tabelas, dentre outras coisas.
Como apresentado pelo autor ainda há um déficit muito grande em relação ao ensino da matemática em questões de nível de ensino fundamental e médio, apresentado por pelos resultados de avaliações como o ENEM e o SAEB.
No ingresso do ensino superior esses mesmos alunos se deparam com disciplinas que envolvem cálculo diferencial e integral, matéria da qual alguns cursos abrigam como