O Cabeleira- livro online completo
O Cabeleira _ Franklin Távora
1. A obra retrata as características do movimento literário a que pertence à medida que possui:
( ) espírito romântico
( ) amor em segundo plano
( ) indianismo
( ) idealismo
( ) culto à natureza
( ) cristianismo
( ) linguagem elitista e culta
( ) liberdade criadora
( ) presença do cangaço
( ) sentimentalismo
( ) objetividade na análise da realidade
( ) linguagem simples e popular
2. Sobre O Cabeleira, de Franklin Távora, marque as informações verdadeiras:
( ) o espaço da obra é o Estado do Ceará e o tempo é o início do século XVII.
( ) as cenas de amor carnal entre Iracema e Martim são de tal forma construídas que o leitor as percebe com vivaci-dade, porque tudo é narrado de forma explícita.
( ) em O Cabeleira encontramos o nascimento lendário do Ceará, a história de amor entre José de Gomes e Luísa bem como as manifestações de ódio das tribos tabajara e potiguara.
( ) De maneira simbólica, a narrativa de O Cabeleira procura demonstrar a formação do povo brasileiro, fruto da miscigenação entre o índio e o branco.
3. Leia as afirmações abaixo e marque C ou E:
( ) Cabeleira é o apelido de Joaquim Gomes, um dos primeiros cangaceiros de Pernambuco.
( ) José era naturalmente bom, mas foi ensinado pelo pai, Joaquim Gomes, a ser cruel. Junto com o pai, Teodósio - o traiçoeiro amigo - e vários outros comparsas, Cabeleira aterroriza a província de Pernambuco em 1776.
( ) O tema da obra é o amor como tábua de perdição, pois José só foi ser cangaceiro porque o amor que sentia por Luisinha foi impedido de se realizar, já que o pai da moça o considerava indigno de sua filha.
( ) Quando ele reencontra Luísa, foge com ela e começa a se regenerar, apesar de instintivamente ainda tentar se defender violentamente.
( ) Luísa acaba morrendo logo após a fuga, pois estava ferida, e Cabeleira é preso, fraco, faminto e desarmado, num canavial. José Gomes é