O brincar e o jogo na aprendizagem infantil
Ana Paula da Silva
RESUMO
Este artigo traz como eixo principal, a importância que o brincar e os jogos apresentam no processo educacional. Elementos pedagógicos que oferecem e criam oportunidades quando utilizados de forma adequada. Analisando os benefícios do lúdico quanto aliado no processo ensino-aprendizagem, compreendendo-o como atividade fundamental da infância; da conscientização das instituições escolares, papel do educador e da família.
PALAVRAS-CHAVE: Brincar, jogos, desenvolvimento, ensino e aprendizagem.
INTRODUÇÃO
Tão fundamental como a água para o corpo humano é o brincar para o desenvolvimento infantil.
O presente trabalho surgiu da preocupação com o atual processo educacional, onde por muitas vezes não tem sido atribuída de forma adequada ocasionando a desqualificação do lúdico, devido às exigências da sociedade em geral por uma alfabetização precoce, cujo foco principal acabou se tornando uma formação sócio-econômica. Temos diferentes realidades sejam elas culturais e socioeconômicas e isso deve ser levado em consideração, produzir uma reflexão na hora de colocar os conteúdos programáticos em prática, no qual brincar não significa perda de tempo ou forma de preenchê-lo.
Mas atividades lúdicas na qual a criança terá oportunidade de desenvolver capacidades necessárias a sua atuação atual e futura na sociedade.
Atos indispensáveis auxiliando na preparação de um cidadão ativo, capaz, pronto para superar desafios e ajudar na construção de uma sociedade melhor. Estimular, participar, promovendo oportunidades, superar as necessidades dentro de um todo para que haja equilíbrio necessário em tudo e todos para uma formação significativa e funcional. Se opondo a idéia que estes servem apenas e unicamente como divertimento, passa tempo, mas entender que vão muito, além disso, sendo uma das formas mais adequadas para auxiliar o professor e também o