O BRINCAR INCLUSIVO
Para que um professor atinja todos os alunos em determinado conteúdo o mesmo pode usar de vários métodos de alfabetização, dentre eles o lúdico tem sido muito comentado, com isso, existe a necessidade de aprender mais com o método e ver o quanto ele pode auxiliar dentro da Educação Inclusiva.
Palavras-chave: Educação. Inclusiva, Lúdico.
1 INTRODUÇÃO
A criança desde muito cedo, pode se comunicar por meio de gestos, sons e atitudes que podemos observar em uma simples brincadeira, por meio disso, o lúdico, ou seja o ato de brincar como forma de instrumento de trabalho, tem se destacado entre os métodos de ensino, trabalhando junto de outros métodos e auxiliando professores a chegar em determinados alunos. A partir disso, o tema a ser trabalhado será Metodologia de Ensino – Lúdico, com foco em Lúdico dentro da Educação Inclusiva.
Afinal, Existe um grande recurso de ferramentas para atingir as mais diferentes dificuldade que determinado aluno pode apresentar em sala de aula, sendo assim, o recurso de atividades lúdicas pode influenciar significantemente a vida de um aluno, melhor integrando ele ao ambiente escolar, portanto, será elaborado um questionário para os professores de alunos com necessidades especiais da Rede Municipal de Ensino em Xangri-lá, com a finalidade de saber “Como o brincar lúdico o auxilia dentro de sala de aula?”
Tendo como objetivo saber como o brincar pode auxiliar um professor a conhecer mais seus alunos, tais como:
Identificar métodos que os professores utilizam.
Estabelecer uma grade com os principais recursos que os professores utilizam, analisando cada recurso.
2 SALA DE AULA – O BRINCAR INCLUSIVO
A brincadeira promove interação, nela a criança demonstra quais áreas de seu maior interesse, dificuldade e facilidade. Com isso o professor consegue organizar seu plano de aula diferenciado, buscando atender aquela criança que em determinada atividade possui