O brasil e o g-20
O G-20
O G-20 é um grupo que integra as maiores potências do mundo e segue os moldes de um bloco mais antigo, o G-8.
O objetivo principal do G-20 é discutir e desenvolver uma política que promove o “crescimento sustentável” da economia mundial.
O G-20 reúne países que, juntos, respondem por 90% do PIB do planeta. O grupo dos 20 nasceu como uma resposta a crise financeira do fim dos anos 1990 e em decorrência do fato de que era preciso incluir os principais países emergentes nas grandes discussões e decisões, pelo peso que passaram a ter suas economias no cenário internacional.
A presidência do bloco é rotativa e, a cada ano exercida por um representante de uma região diferente do planeta. Em 2008, a presidência foi brasileira; em 2009 foi da Inglaterra e em 2010, será a Coréia do Sul. A UE é representada pelo líder do país que estiver ocupando a sua presidência do conselho e pelo presidente do banco central europeu.
O papel do Brasil
O papel chave do Brasil, neste contexto relaciona-se ao fato de que o governo de Lula dialoga diretamente tanto com os governantes de esquerda e ainda dos países pobres da África e das Américas quanto com os mais conservadores dos países ricos, que prezam a moderação do mandato do líder petista.
O peso do país também é grande quando são discutidas questões ambientais. A dimensão continental do Brasil, que abriga a maior floresta tropical do mundo, faz com que o país seja fundamental nas negociações sobre as medidas para combater as mudanças climáticas.
Curiosidades
A Rodada – Doha
O que se discute na Rodada – Doha são principalmente a redução dos subsídios agrícolas que os países ricos concedem aos produtores locais (o que beneficiaria o comércio externo dos países menos favorecidos) e o corte das tarifas de importação que os países em desenvolvimento impõem às importações das nações desenvolvidas (o que beneficiaria o comércio externo dos