O Brasil e o Mundo em 1999
O Blog Contando a História prossegue e hoje vamos relembrar o que de mais importante aconteceu em 1999.
Fernando Henrique Cardoso tomou posse para iniciar o segundo mandato, mas logo enfrentou uma forte crise que ameaçou o Real. O calote dado pelo governo de Minas Gerais foi a senha para a desvalorização da moeda que chegou a 8,9% fazendo com que o governo deixasse de adotar o regime de câmbio fixo que vigorava desde a implantação do plano e adotar o câmbio flutuante. Para conter tudo isso, Gustavo Franco foi demitido da presidência do BC, logo substituído por Francisco Lopes que durou apenas 20 dias e entrou em seu lugar Armínio Fraga que conseguiu acalmar o mercado.
Logo depois estoura o Caso Marka. O banco de Salvatore Cacciola acabou sendo o grande beneficiado pela crise, pois seu banco teve de honrar seus compromissos em dólar e pediu ajuda ao BC. O caso virou uma CPI e Cacciola viu seu banco quebrar, depois fugiu para a Itália.
Em 11 de março um apagão atinge 10 estados e o Distrito Federal deixando 60 milhões às escuras. Dois circuitos da usina de Itaipu causaram a queda de energia, mas foi um raio que atingiu a subestação de Bauru da CESP.
Duas marcas de cerveja mais importantes resolvem se fundir. Brahma e Antarctica se fundem e formam a AmBev, a maior companhia de bebidas do Brasil.
Acusado de assassinato, tráfico de drogas e por matar seus inimigos com uma motosserra, o deputado Hildebrando Paschoal teve seu mandato cassado por quebra de decoro parlamentar e ainda por cima tendo ligação com o narcotráfico.
Terror no Morumbi Shopping. Na noite de 3 de novembro, Mateus da Costa Meira entra na sala de cinema armado com uma submetralhadora 9mm e sai atirando em todo mundo. O saldo da tragédia: 3 mortos, 4 feridos e 15 em pânico durante sessão do filme Clube da