O brasil um estado nacional
Durante a maior parte da Historia, as pessoas em geral se identificaram como oriundas de suas cidades, suas pátrias. Antes da época dos Estados nacionais, as pessoas também podiam se identificar com grandes estados, nos quais se falavam muitas línguas, com costumes variados , povos de origens e tradições diferenciados.
O Brasil que surge em 1822 começou a substituir as antigas cidades e os Impérios, criando um pais baseado nas noções de um povo, com uma língua e uma cultura mais ou menos homogênea, em um território delimitado e, em geral, continuo. Antes disso o Brasil fazia parte de um Império.
Nos três primeiros séculos de colonização portuguesa, falaram-se muitas línguas, e escreveram-se também em algumas delas.
O Brasil é uma invenção recente e que quando se fala em “Brasil colonial”, estamos transpondo para o passado um conceito de nação brasileira que é nosso, para um período em que não existia o pais.
HISTÓRIA e Pré-História do Brasil
Em certo sentido, a pré-história do Brasil seria tudo o que antecede a Independência, em 1822. No entanto, o conceito de Pré-História é outro, durante muitos séculos acreditou-se, que o mundo havia sido criado por Deus há poucos milhares de anos e que os primeiros seres humanos teriam sido Adão e Eva, essa explicação da origem do homem só foi contraposta em meados do século XIX. A partir de 1816, Christian J. Thomsen deu ordem às sempre crescente coleções de antiguidades classificando-as em três idades, da Pedra, do Bronze e do Ferro, a idéia era: antes de o homem aprender a usar metais, vivera numa idade da pedra, e após ter aprendido, utilizou-se de inicio, apenas o cobre e o bronze, só mais tarde passando ao ferro. Apenas com a teoria do Evolucionismo haveria uma verdadeira revolução no entendimento da