O Brasil também teve campos de concentração
Professor: Zilfran
Aluna: Jennyfer Rakelly da Silva Marcelino
Matrícula: 20111094010081
Turma: Informática 2.2011
Pesquisa realizada com o tema:
Os campos de concentração no Brasil
Pau dos Ferros, RN
Junho de 2014
O Brasil também teve
Para a tristeza dos brasileiros, no Brasil também teve campos de concentração, mesmo sendo esses bem diferentes dos nazistas, muito prejudicou e maltratou estrangeiros e pobres em todo o país, o governo cearense criou o primeiro projeto de um desses campos em 1915, esse projeto teve inspiração no acontecimento de 1877, onde cerca de 110 mil sertanejos migraram para a Fortaleza, capital do Ceará, à procura de melhores condições de vida. Com a chegada dos sertanejos as doenças e fome matavam cerca de 400 pessoas por dia, perturbando assim a vida “civilizada” dos moradores cearenses.
O nordeste passou por uma longa estiagem em 1915 e o campo de concentração serviria para “abrigar” as pessoas que iam para o Ceará fugindo da fome e da miséria, poupando assim as elites da capital de conviver com os pobres doentes, famintos e retirantes sem trabalho procurando por uma chance de vida. Nessa seca estima-se que pelo menos 100 mil nordestinos morreu tentando escapar da fome e outros 250 mil migraram.
Em 1932 a seca voltou a assombrar os nordestinos e o Ceará novamente foi visto como uma solução para sobreviver, por isso o governo aprimorou o projeto de 1915 e construiu mais sete campos de concentração. Nessa seca os sertanejos eram atraídos por meio de promessas que consistiam na garantia de trabalho, comida, saúde e moradia no estado.
Infelizmente quando os retirantes chegavam ao estado encontravam espaços extremamente precários, que ficaram conhecidos também de “currais humanos”, e neles eram submetidos a trabalhos escravo que era praticamente em troca de comida, tinham também a cabeça raspada e vestiam roupas feitas de sacos de farinha, e muitas vezes ainda faltava