O brasil que exporta
Sabemos que a exportação (saída de produtos ou execução de serviços para/em outro país) é uma atividade essencial para o desenvolvimento de um país, através dela há a possibilidade do país ter a entrada de divisas na nação possibilitando o pagamento de dividas contraídas e pagar também as importações necessárias a sua vida econômica.
A exportação também é uma forma de abertura do país para o mundo o que ajuda na troca de experiências e aprendizado de uma nação com a outra, sem contar com a criação de diversos empregos gerados pela exportação. É uma relação onde todos ganham, pois todos têm a possibilidade de melhorar o padrão de vida dos seus cidadãos produzindo bem em setores que nas quais apresentam uma vantagem comparativa, exportando-os para o exterior.
Outras vantagens que podemos apresentar da atividade exportadora é: Maior produtividade, diminuição da carga tributária, redução da dependência de vendas internas, aumento da capacidade inovadora, aperfeiçoamento dos recursos humanos, aperfeiçoamento dos processos industriais e imagem da empresa e país.
No Brasil a exportação se destaca pelos seguintes produtos: Minério de ferro, produtos agropecuários como café, açúcar, etanol, carne de frango, carne bovina, etc. e também pela competente fabricação de aviões que seguem para o mundo com uma excelente qualidade e preço competitivo. Podemos dizer que temos um “pedacinho do Brasil” na mesa e no gosto dos estrangeiros.
A exportação de aviões tem ocupado uma representação de quase 2% dentre os principais produtos mais exportados, isso se deve a qualidade dos produtos e da credibilidade que o Brasil tem nesse setor com os outros países.