O Brasil conseguirá atingir até 2015 todas as metas estabelecidas pelos Objetivos do Milênio?
Segundo o PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) o Brasil já cumpriu o objetivo de reduzir pela metade o número de pessoas vivendo em extrema pobreza, o objetivo de universalizar o ensino básico de meninas e meninos foi praticamente alcançado e sobre o empoderamento das mulheres, podemos observar que no Brasil, as mulheres já estudam mais que os homens, mas ainda têm menos chances de emprego, recebem menos do que homens trabalhando nas mesmas funções e ocupam os piores postos.
As projeções ligadas à saúde são as piores no grupo de metas estabelecidas até 2015. O Brasil reduziu a mortalidade, mas a desigualdade ainda é grande: crianças pobres têm mais do que o dobro de chance de morrer do que as ricas O Nordeste apresentou a maior queda nas mortes de zero a cinco anos, mas a mortalidade na infância ainda é o quase o dobro das taxas registradas no Sudeste, no Sul e no Centro-Oeste e a redução na mortalidade materna de praticamente 50% desde 1990. O Brasil foi o primeiro país em desenvolvimento a proporcionar acesso universal e gratuito para o tratamento de HIV/AIDS na rede de saúde pública e quase 200 mil pessoas recebem tratamento com medicamentos financiados pelo governo. A sólida parceria com a sociedade civil tem sido fundamental para a resposta à epidemia no país.
O país reduziu o índice de desmatamento, o consumo de gases que provocam o buraco na camada de ozônio e aumentou sua eficiência energética com o maior uso de fontes renováveis de energia. O acesso à água potável deve ser universalizado, mas a meta de melhorar condições de moradia e saneamento básico ainda depende dos