O Boticário
A marca O Boticário nasceu em 1977 no centro de Curitiba através da iniciativa de seu fundador, o farmacêutico Miguel Krigsner que aproveitou o momento de redescoberta da manipulação artesanal de medicamentos e vinculou isso aos benefícios para o consumidor. As atividades iniciaram como uma farmácia de manipulação produzindo produtos dermatológicos e logo após, desenvolvendo produtos cosméticos.
Um momento que pode ter propiciado uma rápida expansão para a marca foi colocar um estande no aeroporto Internacional Afonso Pena, de Curitiba. Ali as pessoas experimentavam os produtos e levavam para presentear parentes e amigos. Logo após o sucesso o grupo estudou a possibilidade de criar uma rede de franquias. O investimento em franquias teve início em 1979. A primeira loja franqueada foi inaugurada em Brasília no ano de 1980.
Atualmente O Boticário é um grupo que possui outras unidades de negócio. São elas “Eudora”, “Quem disse, Berenice”, Skingen inteligência Genética” e a “The beauty box”. No site institucional há o detalhamento de cada um dos negócios:
“Trabalhamos com a certeza de que não desenvolvemos, fabricamos e entregamos simplesmente cosméticos e itens de perfumaria. As unidades de negócio O Boticário, Eudora, quem disse, berenice? e The Beauty Box levam soluções completas de beleza aos consumidores com suas cores, cheiros e texturas. Tudo isso se transforma, automaticamente, em mais sorrisos, mais elogios, mais autoestima e mais qualidade de vida, cada um focados em propostas de portfólio e público distintos – e Skingen com soluções e serviços personalizados e voltados à dermatologia.
Pode-se dizer que O Boticário é composto por um grande portfólio, por diversos funcionários e que o crescimento de lojas é ligado ao número crescente de consumidores e investidores. Hoje a marca está presente em mais de 3.600 lojas em 8 países como Estados Unidos, Japão e Portugal. No último ano (2012) a empresa faturou 6,6 bilhões de reais, 20% mais que no