O boticario
Prof. Luciel Henrique de Oliveira
O BOTICÁRIO
Alunos: Aline Urasaki Urlass Marcelo Estevez Renata Marques
Dezembro/2011
1. Setor e Empresa escolhidos
1.1. Setor escolhido: Perfumaria e Cosméticos
1.2. Empresa: O Boticário
2. Análise do Setor
Desde a abertura ao mercado mundial, iniciada na década de 90, a economia brasileira entrou em uma nova era e as diversas mudanças ocorridas nos mercados transformaram a Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (HPPC) nos últimos anos. A competição se tornou muito mais acirrada no decorrer do tempo exigindo que as empresas buscassem fidelizar seus clientes, colocando diante deles um leque maior de opções.
A sociedade brasileira incorporou como essencial ao seu uso diário a cesta de produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos. A demanda ávida por consumo, transformou o setor como um importante player da economia nacional, contribuindo para que a indústria de HPPC brasileira conquistasse seu posto entre os mais importantes competidores mundiais. Com significativos indicadores econômicos brasileiros, o setor apresentou, nos últimos 14 anos, um crescimento médio deflacionado de 10,5%, crescimento bem mais vigoroso que o próprio desempenho do Produto Interno Bruto do País.
Vários fatores têm contribuído para o crescimento da indústria brasileira de HPPC,entre eles, a participação crescente da mulher brasileira no mercado de trabalho (pela primeira vez o Brasil está sendo liderado por uma mulher, ou seja, mais do que nunca essa transformação tem sido evidenciada), a utilização de tecnologia