o bom samaritano
Um homem que se dirigia de Jerusalém a Jericó. Os caminhos empoeirados eram cheios de pedras, de curvas e rodeados de montanhas; um lugar muito perigoso para se viajar, especialmente se estivesse sozinho.
E foi assim que uns ladrões surpreenderam nosso viajante. Eles estavam escondidos nas rochas e eram acostumados a atacar a todos que por ali passassem. Saltaram sobre aquele pobre homem; bateram nele e o machucaram, levando todo o seu dinheiro, e quase toda a sua roupa, deixando-o muito ferido à beira do caminho.
Enquanto ele estava lá sozinho e abandonado, começou a escutar um barulho que se fazia cada vez mais forte. Que seria? Quando chegou bem perto, ele percebeu que era um sacerdote. Naquele tempo, o sacerdote era como um pastor hoje. E ele deve ter pensado: “com certeza, este vai me ajudar”.
. O sacerdote olhou-o, sentiu pena dele e foi embora, porque tinha medo que os ladrões também o atacassem. Lá ficou ele sozinho novamente. Mais tarde, tornou a ouvir um barulho e ficou esperando para ver se, quem sabe, alguém o ajudaria. Quando chegou bem perto, ele viu que era um levita. Sabem o que era um levita? Era alguém que ajudava nos trabalhos do templo. Os levitas tinham sido escolhidos por Deus para serem ajudantes do templo. Eram assim como os diáconos de hoje. Hum! Esse também passou e foi embora sem parar para socorrer o pobre homem.
Fazia muito calor, o sol ficando quente, e aquele homem todo machucado estava cada vez pior. Depois de bastante tempo, ele ouviu novamente um barulho. Não era barulho de alguém que vinha caminhando, mas que vinha montado. Ele ficou com muito medo, porque pensou que os ladrões haviam voltado. Mas quando chegou bem pertinho, ele viu um viajante que, como ele, também passava por esse caminho.
Era um homem que morava em Samaria, por isso o chamavam samaritano. E ele