O Batismo nas Águas
Parabéns! Você ao aceitar ao Senhor Jesus como Único e Suficiente Salvador, passou a integrar o povo de Deus; cuja abrangência e existência vem desde a Criação e está sobre toda a Terra nas mais variadas línguas, povos e nações (Daniel 7:13-14).
Ao ler este material, seja aplicado (a) e esforce-se em ler todas as passagens bíblicas contidas nele.
2. ORIGEM DO NOME:
A palavra batizar, propriamente falada, é um termo grego baptizo, adaptado para o idioma português por uma alteração em sua terminação. É o termo sempre empregado por Cristo e seus apóstolos para expressar e definir a ordenança. "Significa mergulhar, imergir, imergir em água."
3. UMA ORDENANÇA:
"PORTANTO IDE, FAZEI DISCÍPULOS DE TODAS AS NAÇÕES, BATIZANDO-OS EM NOME DO PAI, E DO FILHO E DO ESPÍRITO SANTO" (Mateus 28:19).
4. CONCEITO:
O batismo nas águas é, e deve sempre ser, uma declaração pública de algo que já ocorreu espiritualmente no coração do homem, conforme nos é instruído na Palavra de Deus nas seguintes passagens:
a) Marcos 16:15-16: "E JESUS DISSE-LHES... QUEM CRER E FOR BATIZADO, SERÁ SALVO..."
b) Atos 02:41: "DE SORTE QUE FORAM BATIZADOS OS QUE DE BOM GRADO “RECEBERAM A SUA PALAVRA...”
c) Atos 18:08: "... E MUITOS DOS CORÍNTIOS, OUVINDO-O CRERAM E FORAM “BATIZADOS”.
5. A SIMBOLOGIA: A simbologia do batismo está no ato do mergulho seguido pela ascensão das águas sob aquele que se batiza.
Ao descer e subir das águas o batizando figura a imagem de Jesus Cristo quando desceu e ressurgiu da sepultura.
Este símbolo se encontra no ensino de Paulo em Romanos 06:03-05 e em Colossenses 02:12.
Por isso o batismo representa a morte para o mundo seguida pelo nascimento de uma nova vida com Cristo, e foi chamado por Jesus de Novo Nascimento (era o que estava ensinando a Nicodemos em João 03:03).
O apóstolo Paulo tinha esta visão e a demonstrou e ensinou em 2 Coríntios 05:17 onde ele disse que a