O barroco no brasil
VICTOR GOMES DE CARVALHO
O BARROCO NO BRASIL
SANTA RITA – PB
2012
Introdução
O Barroco foi uma tendência artística europeia expressa primeiramente nas artes plásticas. Mais tarde, manifestou-se em outras áreas da cultura, como: literatura, música e teatro. Teve como berço a Itália, no século XVII, posteriormente espalhou-se por outros países europeus. Foi introduzido no Brasil por missionários jesuítas, permanecendo por aqui até mais ou menos o final do século XVIII.
O barroco brasileiro foi diretamente influenciado pelo barroco português, porém, com o tempo, foi assumindo características próprias, pois diferente da realidade de luxo portuguesa, o Brasil vivia uma realidade de violência em que perseguiam os índios e escravizavam os negros. A grande produção artística barroca no Brasil ocorreu nas cidades auríferas de Minas Gerais, no chamado século do ouro (século XVIII). Estas cidades eram ricas e possuíam uma intensa vida cultural e artística em pleno desenvolvimento. O barroco no Brasil também manifestou-se nas artes plásticas, música, literatura, mas, principalmente na arquitetura. Veja mais detalhes abaixo.
Arquitetura
As primeiras capelas, erguidas nos arraiais auríferos, seguiu-se a edificação de templos com magníficos altares, tetos pintados e imagens adornadas com ouro e pedras preciosas. Surgiram além das igrejas, edifícios públicos e inúmeras moradias. As inovações artísticas pareciam acompanhar a vida econômica e financeira de uma região ilusoriamente próspera.
Artes Plásticas (Pinturas e Esculturas Religiosas)
A trajetória evolutiva da pintura religiosa assinala os melhores trabalhos realizados no período. A princípio, a pintura resumia-se a painéis de madeira, emoldurados e afixados isoladamente nos tetos das igrejas. São os chamados caixotões pintados com cenas referentes ao santo de devoção ou mesmo a personalidades da irmandade ou ordem religiosa. Os elementos decorativos trazem frequentemente motivos