O BARROCO COMO MANIFESTA O LITER RIA
Na literatura
Professora: Juliana Bello
O BARROCO COMO MANIFESTAÇÃO LITERÁRIA
Ainda como colônia pouco explorada, o Brasil do século XVII resume-se a poucos centros urbanos, como Salvador e Recife, que apresentavam alguma organização social. Assim, o público leitor nesse momento ainda é muito pequeno, restrito aos poucos acadêmicos aqui existentes. Por essa feita, pode-se dizer que o Barroco brasileiro foi uma forma de “manifestação literária”, conforme defende o teórico Antônio Cândido (em Formação da Literatura Brasileira), por se tratar de um momento inicial da formação do país e, por isso, não apresentar as condições necessárias para configurar uma literatura nacional:
“Entre eles [denominadores para formar uma literatura nacional] se distinguem: a existência de um conjunto de produtores literários, mais ou menos conscientes do seu papel; um conjunto de receptores, formando os diferentes tipos de público, sem os quais a obra não vive; um mecanismo transmissor, (de modo geral, uma linguagem, traduzida em estilos), que liga uns a outros. O conjunto dos três elementos dá lugar a um tipo de comunicação inter-humana, a literatura, que aparece, sob este ângulo como sistema simbólico, por meio do qual as veleidades mais profundas do indivíduo se transformam em elementos de contato entre os homens, e de interpretação das diferentes esferas da realidade.” (pp. 80-81).
Portanto, falar sobre Literatura Nacional, sob essa perspectiva, somente a partir do século XIX, quando há uma produção literária direcionada a um público-leitor regular. Entretanto, reconhece-se que a produção realizada nesta época possui grande importância e profundidade no que se relaciona aos temas abordados, seguindo as características do estilo europeu.
A MANIFESTAÇÃO LITERÁRIA BARROCA NO BRASIL
Conta-se com a publicação do poema épico “Prosopopeia”, em 1601, do português criado no Brasil, Bento Teixeira, como sendo o marco inicial do Barroco no Brasil. O poema, curto,