O "Banquete" Plutão
Regras de Nomenclatura
A nomenclatura latina dos animais segue algumas regras essenciais:
1) todos os nomes devem ser escritos sempre em itálico
2) a primeira palavra representa o gênero e deve ser grafada com a letra inicial maiúscula
3) a segunda palavra representa a espécie e deve ser grafada com a letra inicial minúscula
4) os demais nomes, quando houver, são grafados com letras minúsculas
5) o nome científico é válido para ambos os sexos
O nome de uma girafa é formado pelo gênero (letra maiúscula), seguido da espécie (letra minúscula) e a seguir o nome do autor (quem descreveu a espécie).
Exemplo: Giraffa camelopardalis Lineu
Portanto, as designações científicas formam-se a partir de um binômio em que a primeira palavra indica o gênero e a segunda a espécie. É uma norma internacionalmente adotada que se tornou lei, mas às vezes, não é respeitada...
Nota: A abreviatura “spp.” (que significa espécies) após o nome do gênero representa que o mesmo possui várias espécies. Quando a referência é apenas “sp.” (espécie) representa que uma espécie de um determinado gênero ainda não foi identificada, geralmente é usada quando o nome da espécie não pode ou não interessa ser explicitado. Deve ser observado que sp. ou spp. não são escritas em itálico ou sublinhadas.
Nota: A classificação zoológica foi estabelecida em 1758, pelo sueco Carlos Lineu... Algumas ordens classificadas nesse trabalho foram corrigidas por Lamarck em 1818...
Nome comum ou vulgar – Girafa
Nome científico – Giraffa camelopardalis (Linnaeus, 1758)
► Reino – ANIMAL
São classificados dentro do reino animal, todos os animais pluricelulares existentes na face da Terra, por classificação oposta ao reino vegetal.
► Filo –