O balanço social nas empresas brasileiras
Curso: Ciências Contábeis 4º Período: Noite
Disciplina: FINANÇAS PÚBLICAS
Professor: Dalton Franco
Alunos: Stefano Marcilio Santos - 2104583
O BALANÇO SOCIAL NAS EMPRESAS BRASILEIRAS
Rio de Janeiro, setembro de 2008
INTRODUÇÃO
Nunca, como atualmente, se debateu tanto a respeito de temas relacionados ao papel desempenhado pelas empresas no processo de desenvolvimento com justiça social. Assim, se anteriormente o papel das corporações era apenas o de gerar lucros para seus sócios ou acionistas, discutindo-se no máximo seu impacto no aumento da oferta de bens e no nível de emprego da economia, no presente as discussões assevera que uma organização deve estar ligada ao bem-estar social e não apenas aos seus lucros. As empresas precisam incorporar na sua alma os argumentos para responsabilidade social, nos quais podemos citar o lucro de longo prazo para o negócio, melhor imagem junto ao público interno e externo, menor regulamentação para os negócios, maiores obrigações sociais do negócio, melhor ambiente para todos e o atendimento dos desejos do público.
O balanço social, ainda hoje em evolução na contabilidade é um grande desafio para o contabilista, pois suas demonstrações ao contrário das contábeis geram resultados para serem aplicados na área social, ou seja, visam alcançar o bem-estar da sociedade. O contabilista tem uma grande missão, desafio e uma enorme oportunidade de ampliar o seu campo de ação frente os desafios da “globalização”, no qual se insere no contexto das organizações a responsabilidade social que este profissional contábil é o responsável pela elaboração do balanço social.
DESENVOLVIMENTO
Balanço Social
Até meados dos anos 30, a idéia de responsabilidade social e acesso à informação de cunho empresarial era virtualmente desconhecida por grandes