o avental Maçonico
A.. R..L..S.. LEÕES DE JUDAH N° 2171
Nome Completo: Ir. Paulo Rafael Ferreira
Aprendiz Maçom
Or.. de São Paulo, 12 de Novembro de 2014 E.. V..
1
O Aprendiz Maçom faz uso, em loja, de um Avental totalmente branco, sem adornos, no formato retangular, com 35cm de altura e 40cm de largura, circundando a cintura por intermédio de uma fita branca, com sua aba triangular sempre voltada para cima, lembrando um pentagrama, “que tem como significado o domínio da razão sobre os sentidos, do espírito sobre a matéria”.
O Avental do Aprendiz é branco, com a Abeta levantada formando um triângulo sobre um retângulo e nele não consta nenhum adorno.
A cor branca pode ser simbolicamente traduzida como a inocência do
Aprendiz. A pureza da alma e das boas intenções de um Maçom.
Abeta levantada: Na Maçonaria Operativa, a Abeta também era usada para cima, e havia um botão que a prendia no peito, ou um laço que passava em volta do pescoço, e isto não era por acaso, pois no desbaste da pedra bruta o avental servia principalmente de proteção, por esta razão o aprendiz usa o avental com a parte superior levantada.
O Avental Maçônico nada mais é do que um símbolo de trabalho constante para o corpo e a alma pessoal e da humanidade, sempre com olhos fitos em fazer o bem a todo homem.
O Avental do aprendiz é um símbolo do trabalho e a importância da pureza pessoal. Sua cor branca chama atenção por demonstrar a inocência do iniciado.
Simbolizando proteção, não apenas proteção física mas também dos males e vícios do mundo.
Devemos sempre ter em mente a importância de usar o avental e estar sempre dispostos a trabalhar sem poupar esforços na busca da ajuda ao próximo e a servir o Grande
Arquiteto do Universo.
2
REFERENCIAS:
CAMINO, Rizzardo da. Aprendizado Maçônico. São Paulo: Livraria Maçônica
Paulo Fuchs, 2001. http://www.noesquadro.com.br/ acesso em 05 nov. 2014