O autor nos diz que cada sistema temporal coincide com um per odo hist rico
SEGUNDO PERÍODO O enriquecimento das cidades, por meio deste comércio do período precedente, foi o motivo que impulsionou a instauração do segundo período, que constituiu na produção manufatureira.
TERCEIRO PERÍODO Junto à industrialização, ocorreu a chegada do período da revolução industrial. A urbanização e a industrialização se desenvolveram bastante e foram acompanhadas por um aumento de produtividade nas áreas rurais. Com isso, a produção era suficiente para consumo interno. QUARTO PERÍODO A segunda revolução industrial chega e traz consigo nova tecnologias. Desta vez o foco da revolução também se dá na produção de energia e ao transporte, não somente aos produtos. A zona rural esvaziou, porém não se tornou um problema considerável, visto que, países conseguiam exportar de muito longe seus produtos necessários.
QUINTO PERÍODO O quinto período é o período técnico-científico. Período marcado por grandes inovações tecnológicas e pelos grandes avanços industrias e do capital. A tecnologia aparece como a principal condição para o “crescimento”, e esses países que possuem as mais adiantadas tecnologias eram também os mais “desenvolvidos”; as industrias e