O Auditor da Corte
FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS – FACISA
Helbert Damasceno
RELATÓRIO
Belo Horizonte
2011
I - Apresentação
A Auditoria, segundo Lopes( 2011), é definida como técnica que através de procedimentos específicos que lhe são peculiares aplicados nos exames de registros e documentos, verificações e na obtenção de informações e confirmações relacionadas com o controle do patrimônio de uma entidade. Objetiva obter elementos de convicção que permitam julgar se os registros contábeis foram efetivados de acordo com os PFC’s e se as DC’s, refletem adequadamente a situação econômica e financeira do patrimônio, o resultado do período examinado e as demais situações nelas demonstradas.
Partindo-se dessa premissa, busca-se nesse trabalho evidenciar as graves falhas cometidas por auditores independentes, à luz do filme “O Auditor na Corte”, que acaba por interferir no resultado das empresas.
II – Escopo do Trabalho
Foram utilizados na elaboração desse relatório:
A Apostila “Auditoria de Controle Interno e Planejamento” do Professor Newton de Araujo Lopes.
O filme “O Auditor na Corte”.
III – Ocorrências e Recomendações
O filme “O Auditor na Corte” demonstra uma situação em que o Auditor Independente é interrogado em um julgamento pelo parecer que emitiu, citando que as Demonstrações Contábeis da empresa Parter demonstravam a verdade e se encontravam adequadas. No entanto, as demonstrações na realidade demonstravam o contrário, um saldo de 1.000.000,00 de Libras a mais do realmente tinha.
De forma minuciosa o promotor indagava o auditor sobre os métodos utilizados, ou seja, como foi realizado o trabalho que o levou a emitir um parecer limpo erroneamente. Dentre tais indagações pode-se evidenciar alguns métodos que culminaram nas graves falhas:
A falta de planejamento do trabalho do Auditor;
A não observação do teste para verificar o nível de controle interno da empresa;
A falta