O atual cen rio do país
As empresas estão sofrendo com a crise do país. Sobreviverá quem souber planejar, controlar e avaliar suas finanças.
Durante um tempo eu escrevi algumas histórias de pessoas que passaram por dificuldades financeiras em seu negócio e tiveram que se reinventar para obter melhores resultados. Desde então, tenho recebido muitos e-mails de empresários solicitando orientações sobre a situação atual da nossa economia e os possíveis reflexos em seu negócio.
É fato que o nosso país está enfrentando uma crise financeira, moral e política, que tem atingido diretamente os empresários, devido à combinação de alguns fatores.
1- Inflação
A inflação chegou a 8,13% em 12 meses, a maior taxa em 12 anos. E não é por conta da suposta crise mundial que tentam nos empurrar goela abaixo! A origem do problema da inflação pode ser explicada quando há:
• Expansão da demanda em ritmo mais forte que a expansão da oferta;
• Aumento de salários com o empresário mantendo o lucro;
• Expansão dos gastos públicos;
• Pessoas aumentando os preços porque acham que os outros vão ajustar.
O custo de vida do brasileiro está bem mais caro, especialmente neste primeiro trimestre do ano, que concentrou aumento de preços em vários itens que têm peso grande no orçamento das famílias, como a gasolina, o transporte, a energia, e os alimentos.
2- PIB
O Produto Interno Bruto é a medida de renda gerada pelo país. Em 2014, a economia brasileira ficou estagnada, com o crescimento de apenas 0,1%. Esta foi a pior média de crescimento em mais de 20 anos.
Os gastos das famílias correspondem a 62,6% do PIB. Com a inflação em alta, o desemprego mais elevado, os juros subindo e com menos aumento real de salário, as famílias tiveram mais dificuldades para honrar suas dívidas e efetuar suas compras. Assim houve menos espaço para o consumo.
Consequentemente, a confiança das empresas e dos consumidores está em seu nível mais baixo e não deve se recuperar no curto prazo.
3-