o ator
Constantin Siergueieivitch Alexeiw, mais conhecido como Constantin Stanilasvski , nasceu em Moscou, na Russia em 5 de janeiro de 1963, de uma familia de fabricantes de tecido. Ele trabalhava muito tempo como ator amador, até que em 1897, encontra se com Vladimir Danchenko, com ele fundou o teatro popular de arte, no nome original é Teatro de Arte de Moscou, no qual manteve quarenta anos na direção. Conseguiu dar unidade e novo espirito as representações do grupo, buscando um realismo que mais tarde passa a se chamar realismo espiritual, falsa convenções e uma criação sobre o palco de uma vida mais verdadeira e emocionante. Seu trabalho está ligado a obra do grande escritor russo Anton Tchekhd, cujas as peças foram montadas por Stanilasviski e seus artistas. Mais tarde ele aplica seu sistema á cena líricae a espetaculos de estilos diverssos. Viajou com sua compahia pela Europa e os Estados Unidos, entre 1922 e 1924. Em 1925 publicou o livro minha vida na arte. Tres anos depois, por ocasião do seu trigesimo aniverssário da fundação do teatro, interpletou pela ultima vez o papel de Vershinin em As três irmãs, de Tchekhov. Gravemente enfermo, reduziu suas atividades ao teatro do diretor e principalmente ás pesquisas com cantores, pretendendo dar uma nova realidade interpletativa ao drama lirico. Os ultimos anos de sua vida foram dedicados, em grande parte, a escrever sobre as suas idéias e esperiências do teatro. Morreu a 7 de agosto de 1938 em Moscou.
Constantin sistematizou os conhecimentos intuitivos de grandes atores do passado e de explicar do ator conteporaneo como agir no momento da criação ou realização.
Em 1024 , Elizabeth Ajsgood, estudiosa americana da literatura russa, e seu marido, tentaram convence lo e publicar o resultado de suas experiências no teatro de arte em moscou.
Ele não queria escrever uma gramatica inalterável, pois o sistema não temm como finalidadecriar uma espécie de receituario para interpletação de certos papeis. Em