O ato infracional como expressão da violência urbana
2.2 O que são as medidas sócio educativa e protetiva de acordo com o ECA...........5
2.3 Atendimento ao adolescente da região..................................................................6
3 CONCLUSÃO...........................................................................................................7
REFERENCIAS............................................................................................................8
1 INTRODUÇÃO
A violência constitui-se hoje como um dos mais graves problemas de ordem social. Uma especificidade desse problema diz respeito à associação entre adolescência e criminalidade, onde os adolescentes figuram tanto como vítimas quanto como autores da violência.
No Brasil existem muitos atos de violência e esses atos chegam cada dia mais cedo na vida das pessoas
A década de 1960 foi mundialmente marcada pelo surgimento de inúmeros movimentos sociais em defesa dos direitos da criança e do adolescente. Ha alguns anos atrás aconteceram muitos encontros internacionais que discutiram sobre os direitos humanos. O Estatuto da criança e adolescente - ECA, abriu as portas de um caminho rumo á cidadania da infância e do adolescente.Existe um centro na nossa região que recolhe os menores infratores para reabilitação é o Centro de Internação Provisória – CIP.
2 DESENVOLVIMENTO
"É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão".
2.1- A ADOLESCÊNCIA SEGUNDO O ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE.
Quando uma criança de zero a 12 anos incompletos, ou um adolescente de 12 anos completos a