O Atletismo
O atletismo é uma das mais antigas formas esportivas. Fez parte dos primeiros Jogos Olímpicos, criados pelos gregos, em 776 a.C. O atletismo consiste, basicamente, em um conjunto de práticas esportivas, podendo elas serem classificadas de forma geral em corridas, saltos e lançamentos. Cada uma das três possui certas subdivisões.
O atletismo pode ser praticado por homens, bem como pode também ser praticado por mulheres. Grande parte de suas modalidades são praticadas em quadras fechadas, com exceção, por exemplo, de maratonas, que costumam ser executadas em meios urbanos públicos. Os objetos utilizados variam de acordo com a modalidade em questão. A entidade responsável pela manutenção das regras e pelos eventos de âmbito internacional é a IAAF, Associação Internacional de Federações de Atletismo. No Brasil, esse papel é exercido pela CBAt, Confederação Brasileira de Atletismo.
- Modalidades:
Corrida
Essa modalidade pode ser subdividida em:
Corrida de pista: É a forma mais tradicional. É praticada em pistas de formato oval. A pista é dividida em várias faixas, que limitam o espaço de cada um dos competidores. Sua extensão pode ser de 100, 200 ou até 400 metros.
Corrida com obstáculos: Como o próprio nome diz, é uma corrida que apresenta obstáculos a serem ultrapassados ao longo da pista. Normalmente é disputada em estádios e a extensão do percurso pode ser de 100, 110, 400 e até 3000 metros.
Corrida de Meio Fundo: Também conhecida como corrida de média distância. Nessa subdivisão, não é obrigatório que os competidores se mantenham o tempo todo em suas raias. A distância do percurso pode variar entre 800 e 1500 metros.
Corrida de Fundo: Também conhecida como corrida de longa distância. Nesse tipo, o tamanho do percurso a ser feito pode variar de 5000 a 10000 metros.
Corrida de revezamento: São disputadas por equipes. Cada equipe possui quatro atletas, e cabe a cada um percorrer um quarto do percurso com um bastão e entregá-lo ao parceiro