O assunto é produção de texto
A sociedade de hoje, precisa poder contar com cidadãos atuantes, que saibam examinar os fatos, articular acontecimentos, prever as conseqüências para qualidade da vida das pessoas, da cidade, do país e do mundo.
Exercer plenamente a cidadania numa sociedade letrada é necessário obter informações, analisar, divulgar e agir passa pelo domínio de um objeto social: a linguagem escrita. O domínio da linguagem escrita é saber lidar de maneira proficiente com todos os conhecimentos com os quais se opera nas práticas de linguagens. Ler e escrever é utilizar de procedimentos e estratégias que conferem maior eficácia aos textos produzidos e as leituras realizadas. A produção de textos escritos é uma prática de linguagem, uma prática social com diferentes interlocutores, organizados nos diversos gêneros e com circulação em vários espaços sociais. A produção de textos é em diferentes circunstâncias:
- finalidades diferentes: divulgar, seduzir, convencer, interpretar, obter, informar, etc.
- interlocutores diversos: vários leitores com diferentes características
- lugares de circulação: várias mídias para circulação
- gêneros discursivos: carta de leitores, anúncio, folheto de propaganda, outdors, artigo acadêmico-cientifico, currículo, etc. Escrever um texto é uma atividade que nunca é a mesma nas diferentes circunstâncias em que ocorre. Leitor proficiente é saber lidar com todas as características do contexto de produção de texto. Qualquer manifestação é organizada em algum gênero do discurso. Três características fundamentais:
- tipo de temas que podem veicular
- forma composicional
- marcas lingüísticas Diferentes manifestações verbais: orais e escritos. Saber selecionar o gênero para organizar o seu discurso implica conhecer suas características para avaliar sua adequação: as finalidades para situação comunicativa, o lugar de circulação e o contexto de produção. O aluno