O ARCAÍSMO COMO PROJETO
BASES DESSE PESAMENTO HISTÓRICO- Brasil dependente de PORTUGRaL. Depêndencia social e econômica.
O Arcaísmo como Projeto: mercado atlântico, sociedade agrária e elite mercantil em uma sociedade colonial tardia: Rio de Janeiro. (Fiorentino defende isso no em costas negras.)
Os autores vão apresentar uma série de estudos ligados ao final do período colonial,questionando e debatendo uma série de verdades da historiografia brasileira. e destaca também a natureza do tráfico de escravos e seu centralizador papel no crescimento da economia brasileira,
Argumentando que a escravidão tinha uma função estrutural tanto na África como na América e que a flexibilidade do fornecimento da mão-de-obra, alimento e terras foram responsáveis pelo baixo nível de capitalização no Brasil. Enquanto na Europa as fortunas comerciais possibilitavam que a classe mercantil desafiasse a nobreza, aqui no Brasil, , o capital mercantil serviu para consolidar o Antigo Regime.
O acesso relativamente barato ao tráfico atlântico de escravos e às melhorias durante o século XVIII possibilitou a manutenção de um preço relativamente baixo para o escravo comercializado nessas rotas. Assim Portugal era beneficiado pela cobrança de taxas e pela reexportação dos produtos coloniais, com isso, o Brasil e sua hierarquia social teriam sido criados para preservar e conservar o Antigo Regime em Portugal, inclusive para não transformá-lo. O Brasil teve uma economia inicial manipulada por Portugal. Onde o Brasil era uma terra submissa à metrópole. Enquanto na Europa as fortunas comerciais possibilitavam que a classe mercantil desafiasse a nobreza, aqui no Brasil, , o capital mercantil serviu para consolidar o Antigo Regime.
Corrente defendida também por Caio