O arcadismo no brasil
CURSO: ENFERMAGEM 1º PERIÓDO
DISCIPLINA: INTRODUÇÃO À ENFERMAGEM
PROFESSORA: FERNANDA LIENE
RESENHA CRÍTICA
CUIDADO DOMICILIAR: em busca da autonomia do indivíduo e da família – na perspectiva da área pública.
São Luís
2011
ANDRÉIA KARINE BANDEIRA DE SEPÚLVIDA OLIVEIRA
DENISE PAULA GONÇALVES SARAIVA
RESENHA CRÍTICA
CUIDADO DOMICILIAR: em busca da autonomia do indivíduo e da família – na perspectiva da área pública.
Trabalho apresentado à disciplina Introdução à Enfermagem ministrada pela professora Ms. Fernanda Liene, para obten- cão de nota parcial referente ao 1º bimestre.
São Luís
2011.
Para compreender o cuidado no domicílio, é preciso inicialmente analisar o que é cuidar. Para Boff (2001, p.33):
Cuidar é mais que um ato ; é uma atitude. Portanto abrange mais que um momento de zelo e desvelo. Representa uma atitude de ocupação, preocupação, de responsabilização e de envolvimento afetivo com o outro.
Os cuidados mais intensivos à saúde podem ser realizados tanto no ambiente hospitalar quanto no ambiente domiciliar o termo hospitalar refere-se àquilo que é pertencente ou relativo ao hospital. O hospital é uma instituição cujo propósito fundamental é receber o ser humano e prestar cuidados visando restaurar ao máximo sua saúde, o termo domiciliar refere-se ao domicílio e a tudo que se faz nele.
O cuidado domiciliar, para Lacerda (1999) é a prestação de cuidados sistematizados de forma integral e contínua no domicílio, com supervisão e ação da equipe de saúde específica, personalizada, centrada na realidade do cliente, e envolve a família, podendo-se ou não usar equipamentos e materiais, portanto o cuidado domiciliar é uma