O Aquecimento Urbano II UNIDADE
Clara Dourado Fernandes
Lilianny Barbosa nascimento
João Pedro Feldens Schmidt
Juliana Marçal
Yago Vieira
Aracaju/UNIT
Março/2015
Ecotelhado
O Telhado Ecológico consiste na utilização de plantas, geralmente rasteiras, para o fechamento superior da edificação (lajes e coberturas), formando um “jardim suspenso, que melhora o isolamento acústico e térmico da construção além de contribuir ao meio ambiente e dar um pouco mais de cor e vida ao imóvel. Para a instalação do telhado verde são necessários vários cuidados técnicos. Os primeiros passos para a instalação é uma vedação adequada, para que não haja nenhum tipo de vazamento, também devem ser analisados fatores como a inclinação do telhado, estrutura de suporte, sistema de irrigação e as plantas adequadas para a aplicação.
As plantas utilizadas geralmente são aquelas em que mais se adaptam ao ambiente de instalação, que geralmente não necessitam de poda, nem de regagem constante, além de requerer pouca adubação Essa solução é extremamente benéfica aos grandes centros urbanos que enfrentam os problemas das ilhas de calor, poluição ambiental e enchentes causadas pelo ineficiente escoamento das águas pluviais.
Os principais benefícios do Eco Telhado são:
Custos
As despesas para instalação da estrutura completa de uma cobertura ecológica incluindo o subtelhado é em torno de R$ 90,00 a R$ 150,00 por metro quadrado, valor similar à de um telhado de cerâmica envernizada, com bom acabamento.
Pluvial
O telhado ecológico pode diminuir o risco de enchentes em áreas urbanas. Durante a chuva, a água se acumula no substrato, retardando em praticamente 15 minutos a velocidade de escoamento para os bueiros. Esse processo dá tempo para que haja uma maior vazão no sistema pluvial. E também pela retenção de água e diminuição do fluxo a laje vegetada contribui de forma muito significativa no escoamento de água da chuva.
Redução do Aquecimento Urbano
A água acumulada nos substratos da ecotelha