O Aquecimento Global
29/04/13
O Aquecimento Global
Introdução
Este relatório pretende fazer uma apreciação crítica, tendo como base os documentários “Uma verdade inconveniente” e “A grande farsa do aquecimento global”, que tratam do aquecimento global e do efeito de estufa. O trabalho é realizado no âmbito do tema do aquecimento global (tema estudado na disciplina de Geografia). Este relatório irá apresentar algumas informações sobre ambos os documentários, bem como a minha apreciação pessoal sobre o tema.
Desenvolvimento
No documentário “Uma Verdade Inconveniente” é dito que as causas do aquecimento global são o resultado das ações que o Homem toma no planeta e suas consequências no ambiente, nomeadamente a emissão de gases com efeito de estufa.
No documentário “A Grande Farsa do Aquecimento Global” é dito que o aquecimento global não resulta da intervenção do Homem, mas sim de processos naturais semelhantes a outros que já aconteceram no passado e que foram responsáveis por mudanças climáticas como as que ocorreram por exemplo na Era do Gelo.
No documentário “Uma Verdade Inconveniente” a ideia de que o aquecimento global resulta das alterações climáticas provocadas pela ação do Homem, é fundamentada em estatísticas e estudos científicos que tentam evidenciar que o aumento das emissões para a atmosfera, principalmente o das emissões de CO2, conduzem ao espessamento da camada atmosférica, conduzindo à retenção dos raios solares e consequente aquecimento da atmosfera.
O segundo documentário desmonta totalmente a ideia de que as emissões de CO2 são a causa do aquecimento global já que segundo ele, os registos históricos dizem que não . As alterações que ocorrem na actividade solar é que têm um efeito determinante sobre a temperatura na Terra, quer por via direta, quer indiretamente através do efeito sobre as nuvens (via raios cósmicos). Na verdade, o CO2 não é a causa do aumento da temperatura mas sim o seu efeito. As alterações de