O APOCALIPSE
Apocalypse Now foi baseado em um livro chamado ‘’ Heart Of Darkness’’ de Joseph Conrad, mas sua premissa foi adaptada para que acontecesse na Guerra do Vietnam. (No livro, a trama se passa na África). Dirigido por Francis Ford Coppola (Acredito que todos o conheçam e que ele não precise de apresentações...certo?!) o filme narra a missão do Capitão Willard (Martin Sheen) que foi designado pelos seus superiores para asassinar um lendário comandante das Forças Especiais, Coronel Kurtz (Marlon Brando).
Antes de seguirmos a analise do filme em sí, irei citar os diversos problemas que aconteceram para que o mesmo fosse filmado. Inicialmente, foi extremamente difícil arranjar atores para o longa, já que poucos estavam dispostos a filmarem na selva e a ficarem longe de casa. Além disso, um temporal destruiu algumas partes de um dos cenários construídos, o que prejudicou demais as filmagens. O ator Martin Sheen teve um ataque cardíaco no meio do trabalho e quase perde a vida, pois arranjar uma boa instalação médica no meio da floresta é muito complicado. Marlon Brando estava quase obeso, e para esconder o seu estado de saúde ele pediu para que nas cenas em que participava, ele ficasse ‘’escondido’’ em sombras o quanto fosse possível... Falar sobre os problemas de produção é importante no caso desse filme, porque influenciou diretamente no seu resultado final (resultado, não qualidade, veja bem).
O filme começa com a floresta sendo queimada por Lanças Chamas e Molotov, ao som da musica ‘’The End’’ do The Doors. A escolha da música é interessante, pois o objetivo aqui foi passar a idéia de que a partir do momento em que a Guerra começa já é o fim, leva alguma coisa com ela. Isso podemos ver logo na cena inicial onde nos é