O ANEL DE GIGES
Curso de graduação em Engenharia Civil
Leandro Batista de Carvalho
EXERCÍCIOS DE FILOSOFIA
Belo Horizonte
2015
Leandro Batista de Carvalho
EXERCÍCIOS DE FILOSOFIA
Exercício apresentado à disciplina de Filosofia: Razão e Modernidade do curso de Engenharia Civil da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, como requisito parcial para obtenção da aprovação referente à matéria.
Professora: Simone Von Rondon
Belo Horizonte
OS DESEJOS TERRÍVEIS, SELVAGENS E DESREGRADOS.
1) Pois os desejos desregrados são, como mencionado no texto, “uma espécie de desejo terrível e selvagem”. Ou seja, não são necessários ao homem, já que não lhe proporciona o bem. A repressão desses mesmos desejos pode acarretar em uma diminuição quanto à tentação dos mesmos, mas não pode fazê-los deixar de existir, pois ele sempre habitará, mesmo que profundamente, no coração de todos.
2) São exemplos de desejos desregrados o incesto, assassinatos, dentre outros. Seriam conhecidos cotidianamente como o “mal”, já que são totalmente desnecessários dentre os desejos, despertando por ocasião do sono, já que aparecem muitas vezes nos sonhos, onde não existe o julgamento da lei para punir aqueles que o praticam. Eles despertam a parte da alma cujo papel é raciocinar, enquanto a parte bestial e selvagem se agita. Nos sonhos em que ocorrem esses desejos desregrados, podemos trazer agonias e problemas que passamos no cotidiano que não soubemos solucionar. Porém, nem todos os sonhos que temos tem necessariamente esse desejo supracitado. Assim sendo, a razão busca nos distanciar daquilo que consideramos desnecessário, neste caso, os desejos desregrados. Ela pode ser doce a partir do momento em que ela dita aquilo que queremos fazer, ou seja, no momento em que te auxilia no caminho que sua própria consciência quer trilhar.
3) “o tumulto de suas alegrias ou de