o amor é contagioso
Prof°Jussara 1°b Pedagogia
Pedagogia e pedagogos, para quê? Jose Carlos Libâneo
Capitulo III
Os significados da educação, modalidades de prática educativa e a organização do sistema educacional
Entre os profissionais que se ocupam, direta ou indiretamente de atividades no campo educacional, tem tido entendimentos bastante diversos e, freqüentemente, diferentes do termo educação, uma vez que, são vários enfoques a serem estudados e discutidos, como: antropológico, sociológico, econômico, psicológico, histórico e pedagógico.
Por exemplo, educadores direcionados e/ou especializados em planejar, organizar, supervisionar um sistema estadual de ensino não terão muito interesse em temas como a aprendizagem da leitura; um professor de ensino fundamental raramente irá se aprofundar nos estudos da política e gestão do sistema escolar. Para uns, educação como instituição social; para outros, educação como processo de escolarização.
As conseqüências dessas visões diferenciadas, parcializadas, reducionistas ou de senso comum são as dificuldades das urgentes definições de certos conceitos como: pedagogia, instrução, ensino, sistema educacional, sistema de ensino.
Com isso, vemos que os processos educativos ocorrentes na sociedade são complexos e maltratados, e não pode ser investigado e solucionado sob apenas uma perspectiva, muito menos, reduzida ao âmbito escolar.
O conceito da educação
No linguajar corrente encontramos várias expressões para definir o acontecer educativo: processo educativo pratica educativa, atividade educacional, que se adapta a várias áreas, seja educação nacional, ambiental, rural, sexual, para o trânsito, escolar e etc.
No sentido etimológico, esclarecemos o conceito pela origem latina de dois termos: educare (alimentar, cuidar, criar, referido tanto ás plantas, aos animais, como ás crianças); educere (tirar para fora de, conduzir