O amor de shakespeare
Ficha técnica
* Filme: “A Paixão de Shakespeare” (“Shakespeare in Love”).
* Duração: 109 minutos.
* Data de estreia: 03 de Dezembro de 1998.
* Direção: John Madden.
* Trilha sonora: Stephen Warbeck.
* Roteiro: Marc Norman, Tom Stoppard
* Prémios: Óscar para melhor filme, melhor atriz, melhor roteiro original, melhor atriz secundária, melhor direção de arte e melhor figurino. BAFTA de melhor filme. MTV Movie Award para Melhor Beijo. Globo de Ouro de melhor filme cómico/musical, de melhor atriz em comédia/música.
* Elenco principal: Gwyneth Paltrow - Vila de Lesseps, Joseph Fiennes - William Shakespeare, Judi Dench - Rainha Isabel I, Geoffrey Rush - Philip Henslowe, Tom Wilkinson - Hugh Fennyman, Imelda Saunton - ama de Viola, Colin Firth - Lord Wessex, Martin Clunes - Richard Burbage, Simon Callow - Tilney.
O Filme, o amor, a intimidade e a situação da mulher
O filme é uma comédia romântica que se desenrola no ano de 1593. Shakespeare tem de fazer um trabalho, escrever uma peça, mas está a passar por um bloqueio criativo. Ao fazer as audições para a sua peça de teatro, em que está a ser difícil trabalhar, titulada por “Romeu e Ethel, a filha do pirata”, uma mulher, Lady Viola, aparece mascarada de homem, pois as mulheres, naquela altura, não podiam fazer teatro, para fazer a audição, a quem will reconhece talento. É esta mulher que se vai envolver num amor fugaz com Shakespeare, após ser desmascarada, servindo de musa inspiradora ao escritor. Eles vivem um amor muito intenso que leva William Shakespeare a escrever uma tragédia, em vez da inicial comédia, chamada “Romeu e Julieta”, uma história que retrata um grande amor.
Tal como na peça “Romeu e Julieta” a relação de Will e Viola tem um fim trágico, o seu amor é romântico e eles mantêm uma relação intima, diferente das relações daquele tempo, porém é um amor impossível, para além das diferenças sociais entre