O amoniaco
O Amoníaco
Índice Págs
* Introdução………………………………………………………………………………1 * O que é o amoníaco? …………………………………………………………2 * Matérias-primas para a produção de amoníaco…………3,4 * Obtenção do amoníaco, processo de Haber-Bosch….5,6 * Utilização do amoníaco……………………………………………………..7,8 * O amoníaco, a saúde e o ambiente……………………………….9,10 * Conclusão……………………………………………………………………………….11
Introdução
O amoníaco: constitui a matéria-prima de um número elevado de indústrias portuguesas, utiliza-se no fabrico de vários fertilizantes agrícolas, das fibras e plásticos, de produtos de limpeza, de explosivos, entre outros.
O amoníaco começou por ser o gás usado como fluído refrigerante nas primeiras instalações de frio. Nos anos 30 do século passado, foi substituído pelos clorofluorcarbonetos (CFCs). Recentemente voltou a ganhar um papel nos processos de arrefecimento, atendendo aos danos que os CFC’s causam na camada de ozono.
As matérias-primas para a produção de Amoníaco
As matérias-primas para o fabrico do amoníaco são: * gás natural ou o petróleo * água * ar
Como se pode verificar todos estes materiais são de origem natural, ou seja, provêm da natureza.
Central de Petróleo
Obtenção do Hidrogénio
O hidrogénio pode ser obtido através da reacção entre o gás natural e o vapor de água.
Este processo realiza-se em duas fases: Primeira fase - O gás natural é exposto a vapor de água a altas temperaturas, originando monóxido de carbono e hidrogénio de acordo com a seguinte equação química:
CH₄ (g) + H₂O (g) à CO (g) + 3H₂ (g)
Segunda fase - O monóxido de carbono reage com o vapor de água, originando dióxido de carbono e hidrogénio:
CO (g) + H₂O (g) à CO₂ (g) + H₂ (g)
Do ponto de vista ambiental, este processo de obtenção de hidrogénio não é considerado sustentável devido às emissões de dióxido de carbono que origina e que contribuem para o efeito de