O ambiente no contexto formal
O planejamento Tático integra a estrutura da organização para fazer frente aos desafios estratégicos estabelecidos. É importante ressaltar a temporalidade deste processo. Ele não é de longo prazo, mas deve ir além dia-a-dia, tendo uma visão de médio prazo e é neste momento que os gestores executivos tem a oportunidade de colocar suas contribuições, analisando a organização como um todo e estabelecendo os planos para alcançar os objetivos estratégicos.
Planejamento é um processo administrativo que visa determinar a direção a ser seguida para um resultado desejado. Constitui a primeira função dentro do processo administrativo. Antes de qualquer função administrativa que seja executada, a administração precisa determinar os objetivos e os meios necessários para alcançá-los.
O planejamento tático tem por objetivo otimizar determinada área e não a organização como um todo, isto é, trabalha com decomposições dos objetivos, estratégias e políticas estabelecidas no planejamento estratégico. Assim é desenvolvido em níveis organizacionais inferiores, ou seja, é realizado no nível gerencial ou departamental, tendo como principal finalidade a utilização eficiente dos recursos disponíveis para a consecução de objetivos previamente fixados, segundo uma estratégia predeterminada, bem como as políticas orientadoras para o processo decisório organizacional.
Características principais:
* Processo permanente e contínuo; * Aproxima o estratégico do operacional; * Aproxima os aspectos incertos da realidade; * É executado pelos níveis intermediários da organização; * Pode ser considerado uma forma de alocação de recursos; * Tem alcance mais limitado do que o planejamento estratégico, ou seja, é de médio prazo; Produz planos mais bem direcionados às atividades organizacionais.
Esse conceito Representa uma tentativa da organização de integrar o processo decisório e alinhá-lo à estratégia adotada, para orientar o