o ambiente escolar
De acordo com os conteúdos estudados, pudemos notar que os alunos vão perdendo a vontade de estudar, desocupa o seu espaço escolar para alcançar o mundo que lhe agrada, e que mundo é esse? O do racismo, do preconceito, o mundo das drogas, o da prostituição, realidade vista por todos e difícil de lidar. Por isso, devemos fazer com que o aluno se sinta em um ambiente familiar podendo contar com todos, propiciando a eles a compreensão da sociedade atual, ouvi-los, dando a eles a chance de enxergar a realidade de como vai ser o mundo sem as instruções que vão adquirir na escola, mostra-los que a realidade lá fora é totalmente diferente do que pensam.
Todas as maneiras de se viver socialmente acaba constituindo um modo de existir que cada individuo tem, os seus costumes, rotinas, certas regularidades que não podem e nem devem deixar de existir no ensinamento da escola. Deixando de oferecer limites eles não conseguem se habituar a uma vida social, pois sabem que podem fazer tudo o que querem deixando fora uma realidade do que não existe, e em relação a isto devemos buscar uma forma mais adequada para despertar nos alunos o prazer de estar em um ambiente escolar, fazer com que eles se sintam em casa quando estiverem na escola, porém não devemos ter somente formas autoritárias de ensinar, temos que mostrar a eles que é a escola inteira que os educa, demonstrando assim, o companheirismo que vão encontrar no âmbito escolar, orienta-los em uma boa direção e por meio de diálogos mostrar a eles a capacidade de serem autônomos.
Sendo assim para alcançarmos todos esses objetivos, faz-se necessário que os educadores conheçam a realidade de seus alunos para poder proporcionar esse ambiente desejável por todos, de onde sairão prontos e preparados para a realidade que os espera no mundo lá fora, que tenham a capacidade de manifestar o que aprenderam quando eram estudantes, mostrando a todo s o que é ser um cidadão atuante em meio a uma sociedade tão complexa.