o ambiente da revoluçao industial
Teoria e História da Arquitetura e do Urbanismo III
Arquitetura Islâmica
MANAUS / 2014
CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO
Teoria e História da Arquitetura e do Urbanismo III
Arquitetura Islâmica
MANAUS / 2014
ÍNDICE
1Introdução....................................................................................................04
2 arquiteturas islâmica ...............................................................................
3 Conclusão ...............................................................................
4 Referências:.............................................................................
Introdução
O islamismo é uma doutrina religiosa que surgiu no Deserto da Arábia no século VII e que se espalhou pelo mundo. O Islamismo se originou na Península da Arábia Saudita, que na época anterior a Maomé, era uma religião politeísta onde se cultuava vários deuses. A partir do ano de 570, baseado nos ensinamentos do profeta Maomé, o Islã passa a ser uma religião monoteísta, sendo expandida pela Palestina, Síria, Persa, Índia, Ásia menor, norte da África e Espanha. Com isso, a arquitetura Islâmica absorveu traços estilísticos dos povos conquistados e desenvolveu o estilo construtivo voltado para a religião, expressando a crença, costumes relacionados ao campo espiritual, social, econômico e político.
Dentre as grandiosas construções, podemos citar exemplos como: as mesquitas, que se originou na casa de Maomé, sendo utilizadas para cultos em comunidade, os mausoléus funerários como o Taj Mahal, inspirado na arte persa, feito para a esposa do imperador.
Arquitetura Islâmica
Modestas exigências de espaço:
Santa Sofia foi materialização do sonho do imperador Justiniano: dar o império bizantino a grandeza do antigo império romano. Apesar deste