O Aluno Autonomo
Marco Tulio Rodrigues
INTRODUÇÃO
O processo de aprendizagem está evoluindo constantemente, tornando-se mais instantâneo e mais rico em detalhes, mas essa bagagem de informações só pode ser alcançada por aquele que diversifica e que se adapta para absorver informações, trata-se de um aluno autônomo.
JUSTIFICATIVA
O aluno autônomo deve criar uma nova maneira de sobreviver no novo século, buscar novas informações e outros métodos de realizar o mesmo trabalho, assim ele deve evoluir a ponto de desenvolver um próprio método em que ira maximizar o seu potencial.
DESENVOLVIMENTO
A necessidade de “sobrevivência” faz com que o aluno busque novas formas e novos conceitos de aprendizagem, diversifiquem e inovem a fim de se manterem atualizados e efetivos no mercado, mas tudo isso acaba priorizando algumas coisas e deixando outras de lado como etapas cruciais para um bom desenvolvimento, que acabam sendo ignoradas para se obter agilidade e resultados em tempo recorde.
Os excessos dos sistemas de competição e de especialização prematura, sob o falacioso pretexto de eficácia, assassinam o espírito, impossibilitam qualquer vida cultural e chegam a suprimir os progressos nas ciências do futuro. É preciso, enfim, tendo em vista a realização de uma educação perfeita, desenvolver o espírito crítico na inteligência do jovem. O ensino deveria ser assim: quem o receba o recolha como um dom inestimável, mas nunca como uma obrigação penosa.
“Como Vejo o Mundo” - Einstein
CONCLUSÃO
O aluno deve sempre buscar melhorias e a autonomia veio como uma melhoria significativa, pois amplia os horizontes de quem a conquistou, dá a ele a capacidade de evoluir e buscar outros níveis de conhecimento e isso é oque exige a sociedade do conhecimento.
REFERENCIAS
Otto Peters ; Professor Fundador da Fernuniversitit, Universidade a distância, Hagen (Alemanha)