o almoço1
Um almoço tradicional é formado por uma sequência de pratos, que são servidos, um de cada vez, e retirados para dar lugar ao próximo prato que vem na sequência. primer plato. O primeiro prato pode ser uma salada caprichada, quase nunca sem algum queijo, atum, ovo, presunto curado (jamón serrano); o conceito de vegetariano exclui esses complementos. Ou ainda pode ser uma massa, verduras, legumes, embutidos.
Assim que terminar com o primeiro prato, este é retirado e servido o segundo plato, geralmente composto por algum peixe, frutos do mar ou carne (porco, vaca, coelho, carneiro, caça). finalmente vem o postre (a sobremesa), que pode ser alguma fruta de temporada, doces (flan, coalhada, pudins regionais) ou sorvete.
Normalmente a refeição é acompanhada por pão, água, vinho e café.
Gaspacho
O gaspacho é uma sopa à base de tomate, que leva pimentão, pepino, alho, azeite de oliva e vinagre. Servido frio, o gaspacho é adorado no verão na Espanha e em todo o mundo.
Paella
O prato principal da cozinha espanhola é a paella. Uma combinação de vários ingredientes cozidos juntos em uma panela grande, ela é tradicionalmente feita com mariscos, mas pode ser preparada para qualquer gosto.
Tortilha espanhola
Servida no café da manhã, almoço ou jantar, a tortilha espanhola lembra um omelete ou uma frittata. Tipicamente feita de ovos e batatas fritas, também pode incluir carnes, vegetais e queijos.
Polvo à Galega pode ser comido nas feiras da região, servidos em pratos de madeira. Este prato típico espanhol consiste em polvo cozido inteiro, servido com sal, azeite e pimentão. Após a cozedura, o polvo é cortado em rodelas de cerca de 1 cm de grossura, sendo servido polvilhado com pimentão e sal grosso e regado com azeite.