O Alienista
RESUMO DO LIVRO
O
ALIENISTA
NOME: Luiz Marcondes Carvalho Martins
TURMA: 101
PROFESSOR (a): Silvânia
O ALENISTA
O Dr. Simão Bacamarte, médico da Corte, volta à terra natal, Itaguaí, para entregar-se de corpo e alma ao estudo da ciência. Com o tempo, resolve dedicar-se ao estudo da loucura, fundando o seu manicômio, a Casa Verde.
Depois de um tempo ele casou se com uma doutora chamada Dr. Evarista, ela não era uma mulher muito bonita mas o que interessava para ele é que ela tinha boas condições fisiológicas, dormia regularmente e tinha bom pulso e estava preparada para dar bons filhos a ele, mas isso não aconteceu ela não pode dar filhos a ele, mesmo assim ele não desistiu e fez pesquisas e concluiu que ela precisava fazer uma dieta alimentícia mas mesmo assim não pode dar filhos a ele.
Vem-lhe então à mente uma nova teoria que alarga o conceito de loucura, acabando com a antiga e aceita distinção entre normalidade e alienação mental. Expõe a nova teoria ao padre Lopes,que a acha perigosa:
No entanto, é destruída...O sábio começa a trancar em seu manicômio uma grande quantidade de pessoas, cujo comportamento era até então considerado 'normal' pela sociedade: os que possuíam 'mania' de oratória, como Martim Brito, os vaidosos, como o albardeiro Mateus, os excessivamente corteses, como Gil Bernardes, os emprestadores de dinheiro Costa.
Tão grande foi o número de internações, várias aparentemente injustas, que ocorre uma rebelião em Itaguaí, liderada pelo barbeiro Porfírio. Este prometera destruir a Casa Verde, mas uma vez no poder entra em acordo com o Dr. Bacamarte. Isso basta para que haja uma nova revolta, liderada por outro barbeiro, o João Pina. Um destacamento militar, vindo da capital, põe fim às desordens em Itaguaí e o médico pôde prosseguir seu trabalho.
Com o tempo, as conclusões do alienista sobre a loucura alteram-se drasticamente.
Louco não é mais o desequilibrado, mas sim aquele