O Alienista - Resenha Crítica
Nome Completo: Felipe Francisco de Oliveira
RA:6814007329
E-mail:felipefco@live
Data:31/10/2014
Curso:Pedagogia
Série:4° semestre noturno
Relatório e/ou Comprovante da Atividade Desenvolvida
Resenha critica: O Alienista
O Alienista é uma obra de 1882 escrita por Machado de Assis. O livro conta a história de Dr. Simão Bacamarte, um homem dedicado aos estudos da psiquiatria. O Doutor está em sua terra natal Itaguaí, e pelo seu prestígio na cidade convence a Câmara dos vereadores a construir um manicômio para dar procedimento aos seus estudos das faculdades mentais. O chama de Casa Verde e então dá inicio as atividades coletando todos os indivíduos com problemas mentais da região.
Simão Bacamarte é casado com Dona Evarista uma viúva que não é bela nem simpática, mas que segundo o Doutor ela era boa pra lhe dar filhos saudáveis. Tem como ajudante e braço direito o Boticário Crispim responsável pelos remédios usados na Casa Verde.
No decorrer dos trabalhos na Casa Verde, Bacamarte fica bitolado em seu trabalho e acaba perdendo todo o interesse na vida que não seja o estudo da psiquiatria. Ao escutar sobre as histórias de algumas pessoas da cidade ele acaba enxergando desvios de conduta e personalidade, como no caso do homem que admirava sua casa mais que tudo na vida, ou o outro que perdeu uma fortuna ajudando os outros, além do pároco da vila, o Padre Lopes que justamente pelas virtudes de Padre foi recolhido. Internou até uma mulher que disse que o cidadão que havia perdido a fortuna teria sido vítima de uma maldição. Isso provocou um grande medo nas pessoas, pois todas essas pessoas eram consideradas pessoas normais com família e emprego, e que não oferecia perigo nenhum a sociedade.
Conforme a casa ia recebendo mais pacientes o medo aumentava, surge então o barbeiro Porfírio e organiza uma rebelião contra o manicômio. Chamada de Revolta dos Canjicas, a causa ganha peso quando ate algum dos