O alerta de Sansão
Lúcio Virginio Costa da Silva
De todos os personagens bíblicos, Sansão é o mais conhecido entre os judeus e cristãos pela sua longa cabeleira, resistência física e força descomunal, igualável apenas a estória do heróico semideus Hércules, o filho de Zeus e de Alcmena (mortal), na lenda grega, e a do Incrível Hulk, personagem norte-americano das HQs que sofreu uma mutação genética, e com a irradiação dos raios gamas em seu corpo, no qual, enfurecido, transformava-se em um homem quase indestrutível.
Porém, Sansão também foi lembrado como muito “frouxo” no quesito sobre “algumas mulheres estranhas”... Estas, apenas não temiam e não serviam ao Senhor, como o enfraqueceram-no, amarraram-no, cegaram-no, e claro, “derrubaram-no espiritualmente!”
A história de Sansão se encontra descrita no Velho Testamento da Bíblia Sagrada, especificamente no Livro de Juízes, do 13° até o 17° Capítulos. Passemos a conhecer a sua formação para entendermos melhor o seu auge, os seus pontos fracos, e a sua queda:
(...)
Após a conquista de Canaã (Palestina) pelos hebreus, no século XIV a.C., e com a morte de Josué, o sucessor de Moisés, os israelitas não quiseram mais perseverar na luta diária com seus inimigos reais, então, o Senhor dissera que não os expeliria mais seus oponentes, mas que estes estariam na sua terra e seriam ainda por laço, diante de seus próprios olhos! (Juízes 2.3).
Como os filhos de Israel não se arrependeram com suas obras más e, ainda, juntaram-se com seus inimigos, o Senhor os deixara na mão de todos os adversários! Mas, Ele os amava, e sempre via o povo sofrendo, sem direção certa, e comovia-se, por ver seus filhos agonizarem. E os enviou alguns Juízes, que estivessem como protetores do seu povo, ainda que fossem em poucos números. Mas, aconteceu que os “filhos de Abraão”, tornaram a fazer o que parecia mal aos olhos de Deus, e Ele os entregou na mão dos filisteus, um dos moradores da terra de Canaã e inimigos de Israel,