O alcoolismo na adolescência
De Sociologia
O ALCOLISMO NO MUNDO DA JUVENTUDE
Estamos diante de uma temática interessante e atual. Interessante pelo fato de a cada dia vermos a juventude mergulhada no mundo do alcoolismo, porém poucos na sociedade a se perguntar: "Qual o motivo norteador para a juventude cada vez mais cedo mergulhar no tenebroso mundo do álcool?" Real, pois como dizia Tomás de Aquino, grande filósofo medieval "O evidente não se explica", isto é, a realidade está à tona, pois vemos a todo o momento a juventude espelhada por ai no consumismo desordenado do álcool.
A problemática do alcoolismo na juventude.
Segundo Elkin Arango (1991), a faixa etária que abrande esta categoria social "a juventude" é formada por elementos chamados "problemáticos", no sentido do viverem a fase da adolescência, faixa etária constituída por uma crise do eu, e em que o indivíduo está predisposto a novas experiências e a desafiar a sociedade.
Na visão de Eric Berne (1977), é nesta perspectiva que aparece a problemática do alcoolismo, em que o consumo de álcool pelos jovens, que em quantidade, quer na espécie, quer ainda no local, depende, entre outros fatores, da origem e do ambiente socialque ele pertence.
Um ponto importantíssimo dado, porém levantado pelo Professor Doutor em Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC) Luis Ponde, os jovens hoje em dia dizem que bebem somente em ocasiões especiais, só com amigos no final de semana, só uns copos de vez em quando, porém se escondem de uma realidade amarga de um círculo vicioso por trás destas vulgares expressões, pois quando mais se bebe mais se vicia; quanto mais se vicia, menos se automotiza; quanto menos se automotiza, mais demora para se separar da família e se tornar um adulto. Como se diz vulgarmente: "é um rapaz que nunca mais larga as saias da mãe e de faz homem." Motivos pelo quais os jovens consomem mais álcool.
Se entrássemos num barzinho qualquer e