O Adolescente e o Mercado de Trabalho
O ADOLESCENTE E O MERCADO DE TRABALHO
Campinas 2014
De acordo com a realidade social brasileira, a escolaridade é um dos fatores mais valorizados e tem sido exigida como requisito mínimo até para as profissões consideradas mais simples. Dessa maneira, o vestibular se torna um dos maiores desafios na vida de um adolescente, cujo está passando por um momento conflituoso do desprender do seio familiar para ingressar no mercado de trabalho e vida acadêmica, e assim, na vida adulta.
De acordo com Guhur, Alberto & Caniatto, (2010) – “A escolha de uma ocupação ou de uma profissão, torna-se muito importante para o jovem, pois, tendo em vista o comprometimento que terá que assumir serve como orientação para seu modo de lidar com as experiências emocionais, no qual passa a se relacionar intimamente com determinado papel se comprometendo emocionalmente com este”. A partir disso, percebe-se que a música “Quimica” da banda Legião Urbana, retrata com bastante clareza esses atritos enfrentados pelos adolescentes que estão nessa fase.
O primeiro parágrafo da musica chama a atenção para o seguinte trecho: “Estou trancado em casa, e não posso sair...Papai já disse, TENHO QUE PASSAR!”. Deste modo, fica explícita a pressão sofrida pelos jovens nessa etapa da vida, no qual muitas vezes deixam suas preferências de lado, para então seguir o que certo grupo determina. De acordo com Guhur, Alberto & Caniatto, (2010) – “O grupo familiar e o grupo de amigos são os dois grupos de onde vêm as principais pressões e os principais elementos para que o indivíduo se referencie ao escolher qualquer coisa, inclusive sua profissão”.
Seguindo a letra, logo abaixo verifica-se os seguintes dizeres: “Não posso nem tentar me divertir, o tempo inteiro eu tenho que estudar... Fico só pensando, se eu vou conseguir passar na