O Adolescente e o ato infracional
SERVIÇOS SOCIAL
VIRLANE FREIRE MARTINS
O ADOLESCENTE E O ATO INFRACIONAL:
COMPREENDENDO O SER HUMANO A PARTIR DO SEU PSICOLÓGICO
Araçuaí/MG
2011
VIRLANE FREIRE MARTINS
O ADOLESCENTE E O ATO INFRACIONAL:
COMPREENDENDO O SER HUMANO A PARTIR DO SEU PSICOLÓGICO
Trabalho apresentado ao Curso Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná.
Orientador: Profs. Lisnéia Rampazzo, Geane, Gleiton Lima e Rosane.
Araçuaí/MG
2011
sumário sumário 3
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 5
3 Conclusão 10 Referências 11
1 INTRODUÇÃO
Quando se trata da sociedade sempre se busca meios para refletir sobre um assunto que nada mais é que uma descrição daquilo que é vivido na atualidade. E, portanto, pode-se afirmar que a sociedade é de fato a que colabora para a compreensão da realidade.
Neste trabalho implica a necessidade de teorizar a situação em que a humanidade se encontra, e ao mesmo tempo, buscar novos meios de convívio com o outro. Sendo assim, este tema envolve não apenas o processo presente, mas também o futuro, que apesar de parecer distante é vivenciado todos os dias. Neste aspecto, as sementes do futuro devem ser plantadas e o que é vivenciado hoje é apenas a conseqüência do passado. A reflexão deste tema é ampla e ao mesmo tempo, direcionada a dimensão do conhecimento que abrange diversas situações. Deste modo, este trabalho resgata tudo aquilo que foi esquecido e que envolve em parte o processo histórico do adolescente.
Em meio a diversas opções os jovens buscam satisfazer as curiosidades que a sociedade oferece. O que se explica é que a maioria dos adolescentes hoje em dia prefere está sempre em convívio com certos grupos ao invés de pegarem um livro e ler. Deste modo, isso colabora para muitos aspectos em