O adolescente e a violencia.
Com o aumento dos casos expostos pela mídia no que se refere à prática de atos infracionais por adolescentes. O tema abre ampla discussão já que muitos são os estudos demonstrando que a punição é tão importante quanto à prevenção. Neste contexto podemos ressaltar o aumento significante do índice de violência, sofrida e praticada por adolescentes e jovens em atos infracionários, gerando na sociedade debate do papel do estado na vida do adolescentes e jovens e a famílias como provedor deste jovens e adolescentes, e ao mesmo tempo a sociedade que também são vitima desses adolescentes e jovem cobra uma politica de punição que resguarde a população.
Portanto, é preciso analisar cada caso para promover um processo de reflexão sobre o tema, verificando quais os limites e possibilidades dos adolescentes e jovens , para que haja alternativa em relação aos mesmos seja por aplicação de uma medida sócio-educativa, ou, melhorar a qualidade vida, principalmente das comunidades mais carentes, visando propiciar ao adolescente e jovem uma melhor integração e um maior fortalecimento pessoal.
Desta forma, o trabalho pretende apresentar um panorama do adolescente e jovem sobre o ato infracionário sofrida e praticado por eles, considerando fatores sociais, políticos e econômicos.
O fenômeno da violência, em sua complexidade e multicausalidade, tem engolfado também adolescência e jovem . Os adolescentes e jovem , ao se envolverem com a violência, quer na condição de vítimas ou na de perpetradores, terminam por sofrer alguma forma de exclusão. Quando vitimados, ocorre a exclusão da própria vida ou do “estado de completo bem-estar físico, mental e social”. Quando agressor, o adolescente é jovem excluído da possibilidade de viver em exercício da cidadania, por meio da qual pode reconhecer-se e ser reconhecido como sujeito de direitos e deveres
E papel importante que o serviço social pode dar na mediação entre a sociedade e os envolvidos.
2